FALECIMENTO DE IRMÃ CONCEIÇÃO CASTRO.

10-05-2012 00:00

Faleceu no dia 23 de Abril de 2012, Irmã Conceição Castro, 92 anos de idade e 71 de Vida Religiosa.

Nascida no dia 08 de dezembro de 1919 no Carmo do Rio Claro/MG. Entrou na Congregação no dia 05 de fevereiro de 1939 e professou em 29 de janeiro de 1941. Morou em Minas Gerais: Paraguassu, Itajubá, Caxambú, Apiúna/SC, em Goiás: Mariápolis e Goiânia; Taguatinga/DF; São Paulo: São José do Rio Preto, Campinas, Franco da Rocha e em diversas comunidades  na Capital. Irmã Conceição sempre teve boa saúde, mas desde o mês de novembro de 2011, depois de um AVC, do qual se recuperou parcialmente, pois a partir de então percebemos que ela não era mais a mesma. Agora, no mês de abril passou por três internações e na madrugada de hoje fez sua entrega definitiva ao “Paizinho”, como ela sempre se referia carinhosamente a Deus.

Ela foi, no início de sua VR, auxiliar da Madre Mestra nos tempos da Irmã Gonzaga. Na  Província  de SP, foi mestra de noviças, atuou na formação de lideranças, catequese, jovens, corais nos diversos lugares onde morou. Foi fundadora da Fraternidade Providência  de São Paulo, “a menina dos seus olhos” e incentivou e orientou a criação da Fraternidade de IRETAMA PR, além de ser uma das grandes compositoras dos cantos de João Martinho e da Congregação.

Sua surdez e limitação na fala não foram impedimento para anunciar e cantar a Providência. Nos últimos 15 anos atuou na “Porta Aberta”, que é um serviço de acolhimento e escuta na Igreja do Largo São Francisco em São Paulo, local em que fez inúmeros e fieis amigos, aos quais conhecemos nas festas e nas horas de hospital; no Albergue - baixada do Glicério, atendendo os moradores de rua. Foi uma presença marcante junto aos colaboradores, sobretudo, do Colégio Padre Moye, através das conversas, de orações e interesse.